Skip to main content

Você tem pensamentos obsessivos?

Você é do tipo que fica pensando, pensando, pensando o tempo, em torno de um mesmo tema? Talvez, você esteja sob o comando de pensamentos obsessivos. São pensamentos que não saem da cabeça e invadem o cotidiano. Ficam se repetindo, ocupando espaço mental e impedindo a concentração nas atividades do dia-a-dia.
[restrict userlevel=”subscriber”]
Jael Coaracy
Pensamentos obsessivos invadem a consciência sem que se tenha controle sobre eles. São como a ponta de um iceberg que esconde o território submerso.

Grudam na pessoa, que se sente dominada por ideias que não consegue evitar.

Produzem ansiedade antecipatória, culpa, sofrimento. Sinalizam conflitos não resolvidos, quase sempre, inconscientes.

Como se toda a memória de um possante computador ficasse retida por um só programa, impossibilitando que o usuário abra outros programas.

 

Saúde mental

A repetição de um mesmo assunto rodando no pensamento é uma dos estados mentais mais desgastantes que alguém pode experimentar.

Podem aparecer sob a forma de ideias, imagens mentais perturbadoras, dúvidas que invadem a mente, medo.

Causam transtornos de várias naturezas, e impedem que a pessoa vivencie relacionamentos amorosos e profissionais gratificantes. Ou mesmo, que mantenha relações sociais com prazer.

Entretanto, nem sempre é fácil identificar a fronteira entre a preocupação intensa com alguma situação e o pensamento obsessivo, que revela problema de saúde mental.

Transtornos mentais acontecem com gente comum, que encontramos todos os dias. Na família, entre amigos, no trabalho, nas escolas, academias, onde quer que circulem pessoas. Não há nada vergonhoso nisso.

 

Identificando pensamentos obsessivos

Ideias obsessivas podem acontecer, vez ou outra, com todo mundo. Mas, se a pessoa se sente tomada, frequentemente, por pensamentos perturbadores, sobre os quais não tem controle, precisa buscar ajuda.

Da mesma forma como lidamos com pressão alta, diabetes, gastrite e outras condições físicas, é preciso encarar as doenças mentais com tranquilidade e naturalidade.  Às vezes, são episódios temporários ligados a algum evento traumático. Podem ser tratadas e controladas

O caminho para ganhar poder sobre os pensamentos obsessivos passa pela exploração do mundo interno.

É preciso investigar sentimentos hostis em relação a si mesmo, e aos outros.

Autoconhecimento e psicoterapia são o caminho para se libertar das dúvidas avassaladoras e das ideias que invadem o pensamento.

À medida que a pessoa começa a compreender o que está dentro de si pode acessar emoções que ficaram abafadas nos porões da mente, mas que continuam agindo a revelia.

Para isso, é fundamental reconhecer o que está acontecendo e procurar  ajuda especializada.

É preciso coragem para mergulhar no mundo interior. E é esse o lugar, onde se encontram as chaves para a libertação.

 

Texto protegido pela lei de Diretios Autorais. Para reproduzi-lo em parte, ou no todo, é necessária autorização da autora.
[/restrict]

Deixe um comentário