Skip to main content

Como lidar com o stress- dicas para simplificar a vida

Você se sente estressado e sobrecarregado pelas demandas do dia-a-dia? Tem a sensação de que não há tempo suficiente e que falta energia necessária para dar conta do que precisa fazer? Se você costuma ser invadido por pensamentos negativos que o deixam desanimado e pessimista, existem algumas coisas que podem ajudá-lo a sair disso.

 

Jael Coaracy

Muitas vezes, os problemas parecem sem solução e muitas pessoas se sentem como se estivessem sendo esmagadas pelas dificuldades.
Uma das formas para sair desse confinamento emocional é começar a separar o essencial do supérfluo.

Quando compromissos, trabalho, relacionamentos, terminam se tornando fonte de preocupações e ansiedade, é hora de repensar o tipo de vida e de prioridades que estamos escolhendo.

Uma das maneiras mais efetivas para se libertar do peso nos ombros e aproveitar a vida, é simplificar.

 

Saúde emocional

Podemos desejar que alguém se comporte de determinada maneira. Ou que uma situação se resolva de determinado modo. Mas não podemos ter a expcetativa que seja assim. Quando transformamos nossas preferências em exigências, complicamos nossas vidas.

Nos relacionamentos, é importante abrir mão das expectativas em relação aos outros.

Deixar de lado  a necessidade de estar no controle do que acontece tem efeitos positivos de longo alcance.

Quando você deixa de colocar suas expectativas sobre outras pessoas, diminui a ansiedade e conquista bem-estar para viver de acordo com seus valores, deixando que o outro viva como quiser.

 

# Menos é mais

O que realmente precisamos para viver com qualidade não depende do quanto temos no banco. Nem da quantidade de aparelhos eletrônicos,  roupas, viagens, lazer sofisticado e outros luxos que usufruimos.

Claro que a segurança financeira e o poder aquisito para se dar pequenos mimos e gastar com o que traz prazer é ótimo. Mas se preço para isso for o desequilíbrio da vida financeira, o resultado é sempre desastroso.

 

# Escolha suas companhias

Estabeleça e cultive relacionamento de mão dupla, com pessoas com quem possa compartilhar momentos enriquecedores, trocar idéias, apoiar e ser apoiado.

Cercar-se de pessoas que o aceitam como você é, da mesma forma que você as aceita como são, com suas qualidades, defeitos e peculiaridades é fonte de saúde emocional.
# Mantenha o ambiente limpo e organizado.

A desordem drena energia e provoca mais caos. Quem vive em meio a bagunça reflete a sua volta o desorganização interna.

Uma casa bagunçada, o ambiente de trabalho desorganizado são fontes de estresse.

Misturar em um mesmo bolo recibos de contas pagas, receitas médicas, anotações,  papeis de estudo ou de trabalho, acabam complicando a vida quando você poderia mantê-los de modo a saber onde estão quando necessitar localizar algum deles.

Tome vinte a trinta minuots por dia para organizar a bagunça e conseguirá colocar em ordem o que está caótico.

Ao arrumar seus objetos e papeis, você cria um ambiente interno propício ao bem-estar.

# Aprenda a dizer “Não”

Quem assume mais compromissos do que pode, complica a vida e compromete a saúde.

Perceba se você tem dificuldade negar fazer alguma coisa que pedem que faça. Pessoas que não sabem dizer NÃO vivem estressadas e frustradas.

Lembre-se: ninguém vai gostar mais ou menos de você por isso. Saber colocar limites e não atender aos pedidos que comprometem seu desempenho saudável é fundamental.

Se pessoas interesseiras ou manipuladoras se afastarem quando perceberem que você não está mais disposto a atender suas demandas, melhor!
# Cuide da sua saúde

A saúde é primordial para se fazer o que quer que seja. Mantenha os exames de rotina em dia.

Em vez de adiar as consultas médicas, priorize os cuidados com seu bem-estar. Cuidar de um pequeno problema quando ele surge evita complicações e o mantém no controle da sua saúde.
# Emoções sob controle

Preste atenção nos seus padrões de comportamento.

Ansiedade excessiva, tristeza profunda e continuada, angústia sem explicação, medo em relação ao futuro precisam ser identificados e tratados.

Tudo o que conquistamos na vida depende do nosso estado emocional. Dependendo de como andam suas emoções, conseguirá ou não desenvolver seu potencial e conquistar o que deseja.

Ao perceber que não está dando conta de solucionar emoções que provocam sofrimento, não hesite. Busque ajuda.  Para isso existem profissionais preparados para ajudá-lo.

Deixe uma resposta