Skip to main content

Encontrando a solução para cada problema

Problemas e dificuldades fazem parte da vida. Resolvê-los depende de nós. A percepção e a definição adequadas do problema nos conduzem à sua resolução. Todo problema traz consigo a solução. Encontrá-la é uma questão de atitude.

Jael Coaracy

Afinal, o que é um problema?

 

Antes de tudo, pergunte  a si mesmo, se  o que está chamando de problema, é mesmo um.

Cuidado para não rotular situações como um problema e com isso, perder a oportunidade de perceber que  se trata de uma dificuldade  interna, que diz respeito a você.

Pode ser que você esteja considerando um problema,  algo que existe  somente na sua imaginação.

Procure perceber o que realmente se encontra presente na situação. Um dos primeiros passos é reconhecer o que existe de realidade e o que só existe na sua cabeça.

 
Passo-a-passo para a solução

Experimente escrever numa folha de papel quais são seus problemas.

Em seguida, separe aqueles que realmente são problemas das questões que refletem insatisfação consigo mesmo.

Pode ser que eles existam como conseqüência de você estar se colocando no lugar da vítima.

Ou que revelem sua dificuldade em lidar com a realidade. Esses, devem ir para a lista dos itens que precisa trabalhar no seu processo de desenvolvimento pessoal.

Muitas vezes, o que você considera problemas que não existem na realidade. São fantasmas criados pela imaginação, e que passam a ter vida quando você acredita neles.
Será que daqui a cinco anos você se lembrará disso como um problema? Ou mesmo daqui a cinco semanas? Relaxe e respire.  Não leve a si mesmo tão a sério.

 
Coloque o problema em perspectiva.

De modo geral, muitos problemas estão relacionados ao dia-a-dia, eventos da vida pessoal, profissional, financeira.  Mas será que são mesmo problemas?

Não seria razoável esperar não se deparar situações que nos desafiam. Afinal, estamos no mundo. O mundo nos impulsiona ao crescimento apresentando  problemas a serem resolvidos.

Mesmo quando se trata de um problema grave, o primeiro passo é aceitá-lo.

Em situações limites, você sempre poderá se perguntar: “de que forma posso usar isso para me fortalecer”?
Em alguns casos, a solução de um problema pode ser se afastar dele. Há ocasiões em que o problema de uma pessoa não é causado diretamente por ela. É, na realidade, um reflexo do comportamento de alguém em sua vida.

Como não temos controle sobre o outro, pode ser que o comportamento problemático continue. Você, entretanto, não precisa continuar ligado a ele.

 
Conteúdo protegido pela lei de Direitos Autorais. É proibida sua reprodução, em parte, ou no todo, sem permissão da autora.

Deixe uma resposta